MCSA SQL Server 2012 – Exames Eletivos

Galera,

Algum tempo atrás publiquei um post bem detalhado sobre as certificações do SQL Server 2012 além de algumas dicas de como preparar-se para os exames.

Recentemente houve uma pequena mudança no conjunto de exames que precisam ser realizados para adquirir a certificação MCSA, já que inicialmente era obrigatória a realização dos exames 70-461, 70-462 e 70-463 e agora é possível trocar o exame 70-463 por qualquer um da lista abaixo:

Acredito que essa mudança abre a possibilidade de especializar um pouco mais um profissional que trabalhará com o SQL Server, por exemplo, um DBA focado em infraestrutura terá muito mais interesse em realizar um exame sobre o sistema operacional Windows, enquanto um DBA focado em desenvolvimento terá muito mais interesse em realizar um exame sobre C#.

E vocês o que acharam dessa pequena mudança?

Acreditam que é uma vantagem, uma desvantagem ou não muda nada?

Quero saber a opinião de vocês através dos comentários.

Não deixe de inscrever-se no blog, no canal do youtube e no grupo de discussão SQLManiacs.

Grande abraço a todos

6 ideias sobre “MCSA SQL Server 2012 – Exames Eletivos

  1. César Carvalho

    Bom dia,

    Na minha opinião o roteiro anterior o qual eu fechei o MCSA no meio de 2014 estava coerente, afinal um DBA tem que ser especialista em banco de dados, mas deve conhecer de desenvolvimento, infra e banco. Eu mesmo passei por desenvolvimento, BI, infra e Finalmente DBA, e hoje atuo com Oracle e SQL Server. As provas anteriores eram bem claras quanto ao foco (DATABASE), query, administração e BI, mesmo você sendo um DBA voltado para infra você ira encontrar em algum momento um ambiente de BI que você ira administrar e implementar nem que seja o básico.

    Resposta
  2. Heitor Arantes

    Boa Tarde, Vitor!

    Tenho uma duvida, a certificação MTA Database e valida para começar na carreira de administrador de banco de dados, as empresas valorizam essa certificação?

    Obrigado.

    Abraços.

    Resposta
  3. Gil Filho

    Acho legal isso. Me lembra as provas eletivas que havia no SQL 2000.
    Gostei da possibilidade de escolher entre dev, BI ou Windows. Vim do desenvolvimento, e nunca precisei atuar com BI. Em casos como o meu, isso ajuda muito para obter a certificação.
    Vitor, sabe se haverá alguma mudança no path de upgrade? Eu, por exemplo, tenho as certificações no 2008 R2, fiz a 461 e a 457, faltando apenas a 458, que é de BI. Se essa se tornasse eletiva, e eu pudesse escolher alguma de dev ou win seria uma boa…

    Resposta
  4. diabonaldo

    Fava, o que está escrito no site é: You can substitute Exam 411: Administering Windows Server 2012, Exam 412: Configuring Advanced Windows Server 2012 Services, or Exam 483: Programming in C#, for Exam 463.

    Onde vc achou essa info? Gostaria de passar para os meus alunos, se a informação proceder.

    Valeu e abração!!!

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.