Galera, tudo bem com vocês?
Antes de mais nada quero agradecer à todos que participaram do último DESAFIO DO GORDO sobre os problemas que podemos encontrar utilizando uma arquitetura 32 bits.
A grande maioria apontou para a direção correta quando respondeu que o principal problema da arquitetura 32 bits é a menor capacidade de alocação de memória pelos processos que estão em execução no sistema operacional.
Em uma arquitetura 32 bits, é possível apenas endereçar 4 GB de memória para cada um dos processos que estão em execução no sistema operacional, ou seja, um serviço de database engine poderá utilizar no máximo 4 GB de memória para atender todas as requisições que das aplicações que possuam bancos de dados nesta instância.
Não é preciso um esforço muito grande para perceber que uma instância de banco de dados com apenas 4 GB de memória disponível rapidamente apresentará problemas relacionados à utilização de memória, como por exemplo a paginação.
Para o SQL Server, uma arquitetura 32 bits também influencia em uma porção de memória conhecida como MemToLeave, que é utilizada em vários momentos, como por exemplo ao realizarmos uma consulta através de um linked server.
Como vocês puderam perceber, uma instância de banco de dados só tem a perder quando é instalada em uma arquitetura de 32 bits.
Espero que tenham gostado dessa dica rápida e não deixem de inscrever-se no blog para receber todos os novos posts em primeira mão.
Grande abraço.
Galera,
Há uma feature disponibilizada nos processadores Intel que permite a extensão de memória de umserver 32 bits(Physical Address Extension (PAE)). Na verdade, esta extensão permite o SO trabalhar em 36 BITs, possibilitando até 64 GB de RAM.
Essa massa extra é dimencionada somente para o Buffer Pool.
Eu já trabalhei com servidores 32 bits com 8 GB de Ram com o AWE ligado.
Fonte: Book “Programming – SQL Server 2008 Query Performance Tuning Distilled” Page 30.
That’s all…
Rafael Rocha
servosp@hotmail.com
Grande Rafael, tudo bem contigo?
Show de bola seu comentário.
Realmente existe a possibilidade de dar um “boost” na arquitetura 32 bits com o opção /PAE.
Apenas complementando com mais algumas informações a respeito, com a opção /PAE é possível aumentar a quantidade de alocação de memória para até 128 GB.
Também é importante lembrar que a opção AWE não existe mais no SQL Server 2012, o que limita ainda mais a utilização da arquitetura 32 bits.
Grande abraço.