Dicas para um DBA Iniciante

E ai galerinha, tudo bem com vocês?

Quero iniciar uma pequena série de posts com algumas dicas para DBAs que estão iniciando sua carreira e não tem experiência sobre o que fazer em sua primeira oportunidade de emprego.

Acredito que inicialmente existam 3 tarefas macro que precisam ser executadas por um DBA em um novo ambiente de trabalho:

1) Criar um inventário de todos os servidores e instâncias que estão sob sua responsabilidade;
2) Garantir que exista um plano de backup e que o mesmo esteja funcional;
3) Criar uma linha de base (baseline) de todos os servidores de banco de dados que foram listados no inventário

Não deixem de acompanhar esta série, pois no próximo post pretendo dar algumas dicas de como encontrar todas as intâncias de SQL Server existentes em seu ambiente e também alguns exemplos de relatório para a visualização destas informações.

Se você tem interesse e não quer perder nenhuma informação, não deixe de increver-se no blog.

Grande abraço.

6 pensou em “Dicas para um DBA Iniciante

  1. Pingback: Qual o Papel e o Diário de um DBA? | Alex Souza

  2. felipedba

    Boa Vitor, muito legal!

    Só acrescentando a importância de 2 desses pontos:

    O inventário te assegura saber o que é de sua responsabilidade e onde você está pisando, então é importante, inclusive, mapear as aplicações que usam quais servidores e principalmente, sua criticidade.

    No backup, não é segredo algum que é uma baita responsabilidade do DBA, senão, a maior! Com isso, é mais do imprescindível que este tenha controle absoluto da execução dos backups, pois na hora que apertar (alguma coisa cair) vão ser eles que vão salvar a empresa!

    Abraço e até mais!

    Responder
  3. AndersonSouza

    Vitor, como sempre excelente iniciativa e gostaria de contribuir com algo que ao meu ver é muito importante, trata-se de muita leitura de sites especializados (como o seu) e principalmente do books on line, realmente salva a pele de muita gente. Estou na espera do novo post para ver se podemos contribuir. abs

    Responder

Deixe uma resposta